Revivere Centro Veterinário em São Paulo SP

Órtese Veterinária/Órtese para cães/ Órtese para gatos/ Órtese para animais de estimação

A órtese para cães e gatos é um dispositivo desenvolvido com a intenção de estabilizar, imobilizar ou ajudar na função do membro com alguma insuficiência secundária a uma lesão traumática ou degenerativa no pet.  Sua função é manter o alinhamento correto, evitar contraturas e deformidades, proteger as estruturas das articulações lesionadas, aliviar a dor do pet e facilitar a restauração da função quando em tratamento de reabilitação para recuperação de lesões ortopédicas e neurológicas em cães e gatos. A órtese veterinária na Revivere é desenvolvida e produzida por um profissional altamente especializado que fornecerá todo o acompanhamento para o melhor aproveitamento deste instrumento, assim como todo acompanhamento com os ajustes necessários nos casos de pacientes que estão em reabilitação ou requerem seu uso crônico devido a lesões permanentes. Não existe restrição de raça ou idade para seu uso, é indicada para pacientes com claudicação (cães e gatos que mancam), perda da propriocepção (dano motor), luxações ou subluxações articulares, dor crônica secundária a quadros degenerativos articulares e também na fase de recuperação e reabilitação pós-cirúrgica ou em pacientes pets com tratamento de fisioterapia associado facilitando sua recuperação.

Saiba mais aqui sobre órteses para cães e órtese para gatos: Confecção de Órtese

As órteses são um recurso utilizado para auxiliar no processo de cura e reabilitação, é um dispositivo externo que pode ser feito sob medida para garantir o melhor funcionamento e adaptação ao animal. As órteses são desenvolvidas e elaboradas para desempenhar diversas funções como: o objetivo de imobilizar, mobilizar ou restringir a mobilidade de um segmento corporal, a fim de resolver contraturas articulares; equilibrar ou reequilibrar força muscular; estabilizar articulações no caso de lesões ligamentares, responsáveis pelo alinhamento e pela estabilidade articular; promover o aumento de amplitude do arco de movimento, no caso de retrações tendíneas e cicatriciais; e para evitar deformidades. As órteses podem ser classificadas em estáticas, dinâmicas, restritivas ou articuladas. Atualmente é possível encontrar no mercado uma diversidade de termoplásticos para a confecção de órtese em material rígido e os tecidos de neoprene para confecção de órtese restritiva. Cada material possui suas características e consequentemente suas aplicações.

Sobre nossa parceira especialista veterinária em órtese para animais:

Maura Freitas Terapeuta Ocupacional CREFITO 5350 Medica Veterinária CRMV 60409

Residência em Ortopedia e Traumatologia- Grupo de mão e Micro cirurgia HC/FMUSP (2002 -2003)

Instituto de Ortopedia e Traumatologia HC/FMUSP (2003-2008)

Supervisora de Estágio e Docente do curso de órtese do IOT/HCFMUSP

Apresentação em congressos: Estudo biomecânico da interfalangiana proximal, estudo biomecânico de órtese para plexo braquial, movimentação precoce nas lesões do tendão extensor, órtese para ganho de ADM do cotovelo e regularização x Reimplante do polegar.

Congressos e estágios internacionais: Surgery and Rehabilitation of the hand with Emphasis on elbow – Philadelphia/PA-USA; Mayo Clinic – Rochester, Minessota; 3 point products – Stevensville, MD (Março – 2008)