Medicina Canábica veterinária/ Cannabis para cães/ Cannabis para gatos
Todos nós, seres humanos e animais, possuímos um sistema único em nossos organismos chamado Sistema Endocanabinoide (SE), com receptores diversos em todo corpo, mas principalmente presente no Sistema Nervoso e Sistema Imune, foi a pouco tempo descoberto pelos cientistas (referência em pesquisas Dr Raphael Mechoulam, para sua curiosidade!). O SE é tão importante quanto os outros sistemas para o bom funcionamento e manutenção da saúde do corpo como S. Nervoso, S. Cardíaco, S. Endócrino, S. Renal, S. Hepático entre outros, ele é responsável pela homeostasia do organismo (equilíbrio do funcionamento correto). O adoecimento do SE, por possuir receptores em todo organismo, afeta de forma sistêmica todos os outros, provocando um desequilíbrio orgânico e muitos sintomas inespecíficos comuns a outras doenças. Por isso, é tão abrangente o tratamento com Cannabis medicinal atualmente, mas para ter uma idéia podemos tratar doenças ou sintomas como:
Convulsão em cães com epilepsia;
Dor crônica em animais;
Animais com câncer (neoplasia em cães e gatos);
Dermatites em pets (doenças de pele em animais);
Alergias em cães e gatos ou atopia em diversas raças e idades diferentes;
Distúrbios do sono em cães;
Doenças neurológicas como Alzheimer canino;
Agressividade em cães e gatos;
Doenças degenerativas crônicas como artrose em cães e gatos ou também a artrite secundária doenças imunológicas (como Doença do Carrapato ou Erliquiose canina);
Muitas doenças debilitantes em animais de estimação que afetam o sistema imunológico em geral e as terríveis malformações que geram dor crônica em pets e outras complicações.
O tratamento é individualizado para cada paciente, não existindo um protocolo padrão comum para todos ou para as doenças especificamente, assim é fundamental uma adequada investigação a saúde animal e todos possíveis sinais e sintomas que o cão ou gato vem apresentando. Esta terapia pode ser aplicada em quadros com tratamento a curto, médio ou longo prazo e quem irá determinar o melhor protocolo será o veterinário especialista em medicina canábica que acompanhará seu pet nessa jornada de tratamento. Lembrando que toda medicina faz parte de um conjunto para melhorar a qualidade de vida do animal, assim é fundamental algumas mudanças de manejo, dieta, rotina de exercícios e outros tratamentos complementares da medicina convencional ou integrativa na veterinária para recuperação da saúde pet! Queira fazer parte desse programa e permitir que seu cão ou gato viva melhor!