Revivere Centro Veterinário em São Paulo SP

Fisiatria e Fisioterapia

Muito comum e antiga para os seres humanos e agora também muito difundida na veterinária está área é fundamental para recuperação e reestabelecimento da saúde animal. A fisioterapia para pets é utilizada principalmente na recuperação e reabilitação animal quando existe uma perda da função parcial de um tecido, órgão ou sistema. Aplicada através da manipulação do corpo, com exercícios específicos (cinesioterapia) para permitir a recuperação da força muscular, amplitude articular e adequada movimentação do corpo, e também através da aplicação de aparelhos fisioterápicos específicos como: Laser, Campo Magnético, Fototerapia, Ultrassom e Eletroterapias que usam correntes variadas para promoverem principalmente analgesia em cães e gatos de qualquer raça, porte ou idade, com efeito anti inflamatório e facilitador da regeneração do tecido  lesionado. Podemos aplicar em quase todos casos de doenças ortopédicas e neurológicas em animais, muito utilizada nos casos pré e pós-cirúrgicos desde a recuperação da cicatrização da pele até o tecido mais profundo acometido, também após lesões com perda da função motora do corpo ou perda da função fisiológica parcial. Veja aqui alguns casos comuns de reabilitação animal:

  • Displasia coxofemoral em pets;
  • Displasia de cotovelo em cães e gatos;
  • Luxação de patela aguda traumática ou crônica nos casos de animais com malformação e também degeneração pelo estresse articular, muscular, tendíneo e ligamentar excessivos;
  • Ruptura de ligamento cruzado em cães que sofreram queda ou traumas e também pelo processo degenerativo articular;
  • Hernia de disco aguda ou crônica, discopatias, espondilose anquilosante, malformação vertebral em diversas raças de cães e gatos;
  • Paralisia em animais de diversas causas, como traumática (fraturas, acidentes, quedas e tombos) ou lesões crônicas (como as discopatias em cães e gatos);
  • Doenças neurológicas em pets agudas ou degenerativas: Mielopatia degenerativa, Polineuropatias, Síndrome Vestibular, Síndrome de Wobbler, Síndrome de Disfunção Cognitiva em cães como breves exemplos;
  • Doenças articulares em cães e gatos ou musculares secundárias a problemas endócrinos nos pets como hipotireoidismo em cães e gatos, Síndrome de Cushing, Síndrome de Addison e Diabetes;
  • Fraqueza e falta de condicionamento muscular em animais sedentários ou senis que demonstram escorregar no piso de casa, já não conseguem mais fazer atividades como subir e descer do sofá ou cama como faziam antigamente, pets que ficam a maior parte do tempo deitados ou dormindo por longos períodos e deixaram de interagir e brincar com outros animais e seus tutores;
  • Em animais resgatados que sofrerão maus tratos, ficaram restritos ao movimento (animais confinados), tiveram lesões traumáticas como fraturas, queimaduras e outras lesões como escaras por falta de movimento e cuidados de qualquer gravidade é possível a reabilitação para promover qualidade de vida!

Em nosso centro de reabilitação animal para cães e gatos todos receberão uma atenção individual, exclusiva, aplicada por um médico veterinário especialista fisiatra animal, com todo ambiente preparado, equipamentos de altíssima qualidade e formações específicas necessárias da atualidade facilitando a melhora de seu melhor amigo! Nossa equipe é multidisciplinar e integrativa, atende os pacientes formulando o melhor protocolo de tratamento para seu pet tenha uma excelente recuperação!

Fisiatria

Estuda da relação do corpo com o ambiente prevenindo ou recuperando a incapacidade deste em relação a vida. Trata diversas patologias (doenças) de forma global que debilitam e promovem esta incapacidade, como a dor aguda ou crônica em cães e gatos (principal causa de incapacidade do mundo em seres humanos), paralisia, atrofia, perda da função (de um membro ou uma função fisiológica, como: comer, defecar, urinar, levantar, sentar, deitar, dormir, acordar, interagir, responder a estímulos, ser capaz de interagir com o ambiente ou outras vidas, ser capaz de ter independência física e cognitiva).

Como a fisiatra atua:

1. Estuda clinicamente (exame investigativo – anamnese mais exame físico – TOQUE/palpação, exame ortopédico, neurológico e metabólico). Também, através de outros exames diagnósticos complementares (Raio-x, Tomografia, Ultrassom, Ressonância Magnética, exames de sangue e bioquímicos, exames patológicos e análise de dados técnicos com instrumentos fisioterápicos – fita métrica e goniômetro);
2. Determina o diagnóstico e traça o plano terapêutico;
3. Executa o plano através de algumas técnicas:

Aparelhos de fisioterapia:

Laserterapia e Fototerapia – aparelhos que utilizam a terapia com Luz (fotóns) de radiação não-ionizante para aplicação pontual ou regional.

Principais indicações: analgésico, anti-inflamatório, regeneração de tecidos pós-cirúrgico, cicatrização de tecidos lesionados , traumas, controle de doenças dermatológicas como alopecia e distúrbios de seborreia, estímulo de micro oxigenação e vascularização dos tecidos -ILIB). Exemplos de aplicação: dor em cães e gatos, cicatrização e regeneração pós-cirúrgico, feridas por traumas, doenças articulares, luxações, displasia, paralisia, incontinência, contraturas, fibrose, aderência de tecidos, para acelerar o crescimento de pelos em animais, tratamento de doenças crônicas de pele com ou sem infecção associada e alopecia x.

Magnetoterapia – aparelho com corrente de campo eletromagnético com corrente pulsada ou contínua.

Principais indicações: para acelerar a regeneração óssea; promover estímulo da regeneração de cartilagem articular, vasos, nervos, tecido muscular e tendíneo; produz efeito anti-inflamatório, analgésico, relaxante muscular. Exemplos de aplicação: na dor aguda ou crônica, para recuperação pós-cirúrgica de coluna ou casos ortopédicos; acelerar a calcificação de fraturas novas e ativar a calcificação de fraturas antigas em casos de não união óssea, em traumas, nos casos de artrose, artrite, paralisia, luxação articular e vertebral, na displasia coxofemural, displasia de cotovelo, luxação de patela e contraturas por qualquer causa.

Ultrassom Terapêutico – aparelho que utiliza ondas ultrassônicas.

Principais Indicações: produz efeito relaxante muscular para alívio de dor e contraturas, utilizado no tratamento de fibrose e aderências, efeito de melhora na vascularização e redução de edema. Exemplos de utilização: pós cirúrgico, tendinites, contraturas, atrofias severas, dor muscular crônica, cicatrizes aderidas, articulações com anquilose e calcificações crônicas.

Eletroterapia – podemos utilizar diversas correntes elétricas como TENS, FES, ITF, RUSSA, AUSSIE e Eletroacupuntura.

Principais indicações: para efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxamento muscular, também promove estímulo para regeneração de tecidos – estímulo celular, fortalecimento de tônus muscular, regeneração de tecido nervoso e condução de impulso para lesões neuromusculares. Exemplos de utilização: animais paralisados, perda de massa muscular, recuperação pós-cirúrgica, recuperação de incontinência urinária e fecal e quando a perda de propriocepção (postura fisiológica do corpo), em contraturas, distensão e dor aguda ou crônica.

Shock wave – esta terapia utiliza ondas choque extra-corpórea de alta intensidade podendo ser feita com ou sem anestesia dependendo da região e causa da aplicação.
Principais indicações: para estimular a regeneração óssea, regeneração de lesões tendíneas, para o estímulo da síntese de colágeno e tecidual com ou sem fibrose e quadros de dor crônica e lesões degenerativas como artrose.
Exemplos de indicações: fraturas, não união óssea, tendinites crônicas, fibrose e anquilose das articulações, artrose, displasia de quadril, displasia de cotovelo, fibrose patelar e doenças de coluna vertebral.

Cinesioterapia – esta terapia manual trabalha principalmente a melhora do equilíbrio, força (tônus) muscular, postura, amplitude dos movimentos, relação do corpo com o espaço e recupeção de movimentos fisiológicos do animal como comer, se deitar e se levantar, andar/caminhar, correr e pular. Contamos com técnicas aplicadas pelos veterinários como manobras de postura, alongamento, massagem e os instrumentos:
Bola Suíça; Prancha e balança de equilíbrio e propriocepção, obstáculos, cavaletes, steps, disco cravo, peso, faixa elástica, cama elástica, kinesio tape e cavalete de sustentação para manter o animal em pé.