- (11) 3862-2824
- [email protected]
- Siga-nos
Anestesia -Anestesia veterinária/ Anestesia para animais/ Anestesia segura para cães/ Anestesia segura para gatos/ Anestesista veterinário/ Anestesia veterinária em cães e gatos
A anestesia em cães e gatos as vezes se faz necessária para segurança e boa prática de alguns procedimentos em nossos pets. Assim como é para o ser humano esse momento nos deixa tensos e apreensivos, mas podemos minimizar esta preocupação com algumas medidas e assegurar um bom procedimento e recuperação. Em primeiro lugar, a adequada anestesia veterinária deve ser praticada por um profissional especializado e atualizado sempre nessa área, o chamado anestesiologista veterinário. O anestesiologista veterinário é responsável pela avaliação do paciente pré-cirúrgica em conjunto com seu histórico e exames para assim fazer a escolha da melhor técnica, fármacos e intervenções caso necessárias em algum momento do procedimento, para isso além da avaliação requer necessário exames de sangue (específicos para cada paciente), cardiológicos (Eletrocardiograma, Ecodopplercardiografia, mensuração da pressão arterial sistêmica) e às vezes em alguns casos exames de imagem como raio-x, ultrassonografia ou até tomografia, minimizando assim riscos desnecessários para o procedimento.
Como? Durante a anestesia o paciente estará monitorado pelo profissional especializado com controle dos parâmetros fisiológicos, como pressão arterial, frequência cardíaca e oximetria de pulso minimizando alterações e quando necessário estará preparado para intervir e tratar as alterações necessárias. O procedimento anestésico irá permitir uma redução do nível de consciência do paciente, eliminar a sensação de dor e imobilizar o cão ou gato para que o procedimento seja realizado com ética, conforto e segurança garantindo a saúde e integridade do paciente.
Para que? Alguns procedimentos específicos para serem realizados com conforto e segurança necessitam de anestesia devido à presença principalmente de dor e estresse, como exames em animais com distúrbios de comportamento, coleta e punções de regiões delicadas e doloridas, aplicação de Implante de Ouro em cães e gatos, aplicação de Célula-Tronco para animais com doença articular e doença de coluna, biópsias e qualquer procedimento cirúrgico geral ou ortopédico.
Existem riscos? Cada paciente necessita de uma avalição individual do médico veterinário especialista em anestesia para a escolha da melhor técnica e medicações que serão utilizadas, mas vale lembrar, que mesmo com todos esses cuidados o importante é o tutor esclarecer todas suas dúvidas antes do procedimento e estar com um profissional especializado.